Nossas novelas e seus preconceitos

by - 10 agosto


Quase todo mundo assiste ou já assistiu novela na vida, seja hoje ou quando era criança, mas será que a gente já parou para pensar em algumas coisas que elas nos mostram há anos e que talvez sejam muito sérias e perigosas como por exemplo o preconceito? Pois é, infelizmente existe ainda muito preconceito com algumas classes da sociedade nas novelas que assistimos, e é isso que vamos falar hoje.
As novelas costumam ser dividias por horários, as famosas novelas das seis das sete e das nove, se bem que hoje em dia quase não existe mais isso, entre elas existe sempre um jornal que tira elas desses horários, então, cada uma tem uma característica específica, a das seis traz algo mais livre, até mesmo pelo horário, a das sete já traz uma história em que o humor se destaca, o núcleo cômico dessas novelas geralmente ganham maior destaque, já a das nove traz mais um reflexo de uma classe bem específica, a classe média e alta, e consequentemente seus pensamentos e mentalidades. 

É nessas novelas que quando encontramos nordestinos ou negros os vemos majoritariamente como empregados domésticos, que muitas vezes falam errado, ou são bandidos, principalmente se for uma pessoa negra que mora em alguma comunidade mais pobre, não há mal em uma pessoa ser empregada doméstica, mas por que só esse papel serve aos nordestinos ou negros?.
São raras as novelas que trazem tais pessoas como grandes empresários, ricos ou protagonistas, isso é um reflexo de como essas classes ainda pensam em pleno século XXI, uma vez que são elas que produzem os enredos e tramas de novelas das grandes redes, isso é preocupante pois é pela televisão que formamos muito dos nossos conceitos e personalidade, e a naturalização dessas imagens que vem sendo feita pelas novelas desde muitos anos atrás pode agravar ainda mais a situação do preconceito tão forte ainda no Brasil, acaba que se cria uma imagem de que o povo do nordeste fala errado, não tem educação, ou como vimos um repórter esportivo falar durante a copa do mundo, são um povo engraçado, ou o racismo e o preconceito de cor onde também se cria a imagem de que os negros são perigosos, bandidos ou coisas do tipo. É realmente desumano criar tais conceitos e os divulgar em plena rede aberta de televisão, ainda que disfarçados eles existem e são extremamente nocivos.

Personagem de uma novela do horário nobre.





Você também poderá gostar

7 comentários

  1. Jana, eu acho que as novelas mais polemicas são as das (9 hrs).
    Muuuita gente reclama e tals da nova (tem lésbicas, beijos gay, casamento gay e etc) Mas as vezes (não todas) a novela está retratando o ocorrido na vida real! Porque geralmente é oque acontece no dia a dia e muita gente tem (vergonha) ou acha que "não é de Deus" mas são acontecimentos do dia á dia!
    Mas é claro que eu também vejo não só em novelas, mas em filmes e etc em que o "Mais moreninho" é o bandido ou traficante, ou mora na favela. Porque este preconceito com os negros?
    Porque ele não pode fazer o papel de "Mocinho" ou etc?
    Bom, a nossa realidade hoje em dia é triste!
    Mas caiba nós saber oque devemos assistir, e oque devemos iguinorar, e Principalmente "Lutar contra o preconceito, não só com os negros, mas também gays e lésbicas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito se polemiza sobre a presença de personagens homosexuais ou o amor entre eles em uma novela, o que é ridículo pois isto sim é uma realidade, homosexuais existem e devem se amar e não há nada de errado nisso, mas o fato de negros e nordestinos serem sempre retratados como personagens à margem da sociedade não gera polêmica, não gera indignação da família brasileira branca e rica.

      Excluir
  2. Isso realmente me irrita, fico impressionada com o fato de eles serem tão preconceituosos que nunca colocam uma pessoa branca para ser a empregada e quando é é nordestina e tudo mais, isso por mais que muita gente nao perceba, só enraíza o preoconceito na nossa sociedade.

    Beijos, Raissa Neon.
    Ray Neon Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Ray, acho que se algum dia já existiu são ínfimas as quantidades de personagens loiras/loiros ou sulistas como empregadas domésticas ou bandidos.

      Excluir
  3. Realmente concordo, normalmente os personagens de classe baixa nas novelas são negros ou morenos, mas infelizmente isso faz parte das nossas estatísticas, e nos vemos isso claramente no dia a dia, a novela não nos faz criar preconceito, ela só reflete a realidade do povo brasileiro, que mesmo tão miscigenado continua a impor uma teoria de branqueamento, isso sim demonstra um pensamento medieval.

    http://handcuffssugar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as estatísticas infelizmente mostram que grande parcela da população de classes menos favorecidas são negros, no entanto ela naturaliza sim essa imagem e cria o preconceito ao restringir-se a isso, raramente um personagem negro de novela não será bandido, não podemos dizer jamais o mesmo da sociedade, que a maioria dos negros são também bandidos, isso é naturalizar uma imagem negativa do negro, o que cria sim preconceitos ao invés de um questionamento social.

      Excluir
  4. eu acho esse preconceito tao ridiculo, dificilmente vc vera uma familia nordestina no poder pq? nordestinos nao podem ter dinheito?) negro quando vc ve que tem dinheiro nas novelas, geralmente fazem com q o personagem fique muito caricaturado, muito alem de uma realidade q nao existe (gnt é so a pigmentação que é diferente, negro na age diferente de branco, de amarelo, de vermelho, de colorido) - eu acho


    http://estiloecappuccino.blogspot.com.br/2014/08/esmaltes-da-semana.html

    ResponderExcluir

Instagram