Dicas para Desenho e entrevista com Carol de santi

by - 17 maio

Muita gente aqui e fora da blogosfera gosta muito de ilustrações e desenhos feitos a mão, então eu aproveitei que meu curso na universidade (Artes visuais) tem pessoas talentosíssimas nos desenhos e aproveitei para chamar primeiramente a Carol de Santi  que tem um traço maravilhoso para mostrar um pouco de seus desenhos aqui no blog e responder algumas perguntinhas que fiz para ela, além de algumas que foram enviadas por leitores.

A carol!


Uma foto publicada por @desinestesia em

1.      Com quantos anos começou a desenhar?
R: Então, sempre adorei rabiscar e tentar copiar desenhos que via em revistas, na TV, livros, sabe? Mas nunca fui muito boa com isso (na verdade eu era bem ruim, sério, podem acreditar). Porém, quando tinha uns 13- 14 anos resolvi que queria saber fazer isso direitinho, então comecei a treinar bastante, passava horas desenhando e pesquisava sobre o assunto, vendo vídeos, tutoriais, apostilas de graça em site de desenhos ,essas coisas (internet ti amo).
Uma foto publicada por @desinestesia em

Uma foto publicada por @desinestesia em



2.     Qual seu estilo de desenho preferido?
R: Então, essa questão de estilo é algo complicado para mim no momento hahaha comecei desenhando no estilo manga, primeiro por ser um estilo que trabalha bem as questões de proporcionalidade e anatomia (é uma base boa para começar) e por gostar bastante da arte japonesa, mas  com o tempo comecei a procurar o meu estilo,ir testando novos materiais e tudo mais. Hoje em dia, sou completamente apaixonada pela aquarela e pela tinta nanquim!  Não sei se tenho um estilo preferido, mas gosto de artes que trabalham com esses materiais.
Uma foto publicada por @desinestesia em

Uma foto publicada por @desinestesia em

3.      Quais materiais você acharia necessário ter para poder praticar o desenho em casa? Tipo um kit básico do aprendiz,rs!
R: Primeiramente recomendo ter os lápis 2b, 4b e hb (e lapiseira se gostar de usar), borracha macia, que não manche, apontador ou estilete, esse é o básico do básico do básico, pra ir fazendo os rascunhos, testando coisas. Se a pessoa curte usar caneta, recomendo as nanquim descartável, custa meio caro (R$10) mas duram bastante, então acaba sendo um custo benefício, também usava aquela da marca stabilo, são boas, mas não duram tanto. Com o tempo a pessoa pode sentir vontade de ir conhecendo novos materiais, lápis de cor, aquarela, tinta acrílica, guache, giz pastel, etc, eu sempre recomendo experimentar o máximo de materiais possível, pois desta forma a pessoa pode saber com qual material se da melhor e os efeitos que cada material pode criar.
Uma foto publicada por @desinestesia em

4.     Você se inspira em algum desenhista famoso?
R: Sou meio do tipo que quando tá sem inspiração ou só quer treinar o traço sempre entra naqueles sites pinterest, weheartit, tumblr ou o Google mesmo haha é uma grande fonte de inspiração e arquivo visual (ponto importante: ter um arquivo visual guardadinho). Em especial acompanho os trabalhos de Agness Cecile, Sasha Unicex, Nan Lawson, e Audray Kawasaki.
5.     O que mais gosta de desenhar?
R: no geral acredito que pessoas (da minha forma ou mais ou menos da minha forma ahhaah), ás vezes curto fazer algo com animais e paisagens, tudo depende do momento, já tive também a vibe de fazer desenhos com frases (na verdade é um projeto preso no papel haha). Acredito que desenhar é cheio de momentos, sabe? Não curto me prender há um tema específico por muitoo tempo.

Uma foto publicada por @desinestesia em

Uma foto publicada por @desinestesia em
Perguntas dos leitores:
1.       Dá para ilustrar com lápis aquarelavél?
R: da sim, na minha opinião  o lápis aquarelável é melhor para pintar de um modo mais focado, mais detalhado, por ser mais fácil de manusear e controlar, particularmente não uso muito por gostar de deixar o efeito de aquarela bem livre,solto, mas tudo depende da proposta de quem está desenhando.
2.     Que tipo de papel você usa e recomenda?
R: para aquarela, qualquer papel com mais ou menos 300 de gramatura é ótimo. No início recomendo usar algum de 240,220 ou ate mesmo 180, pois papel bom de aquarela é relativamente caro, então para fazer os testes e se acostumar com o material, melhor usar um de gramatura menor (não vamos ficar pobre logo no início,  né não)
3.     Onde se inspirar? Você fez algum curso para desenhar?
R: Me inspiro as vezes na internet, na rua,praia, parques, no dia a dia. Não fiz curso para desenhar, no ensino fundamental tinha a matéria de “artes” na escola, mas não era propriamente para desenho. Fui aprendendo observando, pesquisando sobre técnicas e principalmente treinando.
4.     Qualquer pessoa que sabe desenhar pode ilustrar?
R: acredito que sim, vai depender da pessoa e da criatividade dela, ne?
5.     Como começar a desenhar?
R: Observando, experimentando, testando e principalmente treinando!

E por último, quais dicas você daria a quem quer começar a aprender desenhar?
Tenho algumas dicasinhas que talvez ajude!
1.Tenha sempre paciência, as coisas não dão certo de primeira, nem de segunda e nem de terceira! Hahah
2. Guarde todos os seus desenhos, sendo ruins ou bons, no futuro você vai observar o quanto melhorou e isso é muito importante e gratificante.
4. Peça opinião dos outros, principalmente de pessoas mais críticas e detalhistas, críticas te faz crescer sempre.
5. Seja humilde. Nunca pense que sabe tudo ou o suficiente, sempre há o que aprender.
6.Tome cuidado com quantas horas passa praticando, não exagere (experiência própria) isso pode acabar causando consequências muito chatas e incomodas, sempre dê intervalos, tente se policiar em relação a postura e o local onde desenha, se ele é bem iluminado,etc.
7.Não desista! 
Uma foto publicada por @desinestesia em



É isso ai, gostaram dos desenhos e respostas da carol?, Queria agradecer a essa linda por responder com carinho aqui para o blog, sucesso Kelron!
Quem quiser ver mais desenhos lindos é só ir conhecer e curtir as redes sociais dela que se chama Sinestesia  
Acompanhem mais desenhos :
 Fanpage Sinestesia
A carol também recebe encomendas de desenhos, vai perder é? Email para contato : desanticarol@gmail.com  

ah, não esquece que vai rolar mais postagens desse estilo aqui no blog!

Você também poderá gostar

8 comentários

  1. Que desenhos lindos, socorro! <3 hahahaha.
    Amei as ilustrações dela. Eu também desenho desde pequeno, desde os 6 anos, pra ser mais exata. Também comecei desenhando no estilo mangá e permaneci nele até os meus 14 anos. Melhorei MUITO os meus traços com o passar dos anos, mas hoje em dia eu fico bem insegura, sabe? Fiquei um tempo sem desenhar e, quando pensei em voltar, comecei a mudar o estilo. Agora eu nem sei que estilo eu uso ao certo, por isso fico desanimada hahaha. Pra tentar voltar à ativa eu estou começando a pensar em pintar em telas, como a minha mãe. Acho que vai ser renovador pra mim, sabe? Tenho muita vontade de pintar com tinta acrílica!
    Amei a entrevista <3

    Lovecats | allieprovier.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadaa Allie <3
      Espero que você volte para o mundo das artess, tente sempre coisas novas, renova a vontade de produzir mais e mais viu! Já usei um pouco a acrílica, acho lindo demais! Boa sorte <3

      ps: aqui é a carol heuheu

      Excluir
  2. Achei muito lindo *-* e inspirador ♥

    Maellen Fialho

    ResponderExcluir
  3. Um máximo!!! Parabéns às duas!! Carol pela arte linda e Janaina pela publicação! <3 :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal sua visita por aqui Ana :3 obrigado !

      Excluir
  4. Nossa ela arrasa, super lindos. Bju

    http://capricheinlife.blogspot.com.br/2015/05/picnic-com-blogueiras-e-youtubers-rn.html

    ResponderExcluir

Instagram